Ameaças Antropogénicas

As diferentes ameaças potenciais identificadas para os Cetáceos são numerosas, no entanto, este projeto focar-se-á no tráfego marítimo, nível de ruído ambiente e lixo-marinho. Estas ameaças serão estudadas espacial e temporalmente, sendo caracterizadas por intensidade, tempo ou quantidade.

Imagem2

Tráfego Marítimo

Duas Fontes de Dados serão usadas para estimar o tráfego marítimo:

  • Sistema de identificação automática (AIS; na Madeira e nos Açores)
  • Unidades GPS instaladas em embarcações WW (na Madeira)

 A intensidade do tráfego será calculada usando modelos estatísticos de acordo com as categorias das embarcações, incluindo navios de cruzeiro e de carga, embarcações de pesca, recreio e de observação de cetáceos. A distribuição das embarcações de pesca ajudará também a identificar pesqueiros.

Ruído Ambiente

O Ruído Ambiente será medido com hidrofones calibrados portáteis, no caso da Madeira, ou montados no fundo do mar, no caso dos Açores. As gravações recolhidas permitirão a caracterização das variações espaciais e temporais do ruido de fundo e do ruido das embarcações, como níveis de pressão sonora nas faixas de frequências usadas pelos cetáceos para emitir e receber sons. Adicionalmente na Madeira, o ruido das diferentes embarcações WW será também gravado com o mesmo objectivo.

Lixo-marinho

O Lixo-marinho tem aumentado em todo o mundo e pode ser encontrado regularmente em animais arrojados. A ingestão de lixo-marinho pode ocorrer quer por uma má identificação do lixo como uma presa natural ou acidentalmente durante comportamentos normais de alimentação. Efeitos sérios da ingestão de lixo-marinho são o bloqueio do trato digestivo e ferimentos internos por objectos perfurantes que podem conduzir à morte. Emaranhamento em lixo-marinho tem sido reportado para muitas espécies e pode provocar mobilidade limitada, dificuldades na alimentação, asfixia, lacerações com subsequente infecção e possivelmente morte nos animais marinhos.

Dados sobre Lixo-marinho foram recolhidos durante as campanhas de mar do MBM em redor da Madeira. As suas características, i.e. sacos de plástico, garrafas de plásticos, outros tipos de plástico, material de pesca, bóias, madeira ou garrafas de vidro, estão disponíveis para modelar a sua distribuição. A evolução temporal da sua densidade também será investigada.