Taxas Vitais
Todas as pressões estudadas neste projeto podem, potencialmente, induzir alterações comportamentais e fisiológicas nos animais, com reflexo nas suas taxas vitais.
Taxas de Reprodução e de Sobrevivência
Os Potenciais stressores estudados neste projeto serão utilizados como covariáveis em modelos de marca e recaptura, para explorar os seus efeitos a longo prazo, na sobrevivência de crias, juvenis e adultos, taxas de reprodução e/ou recrutamento de Baleias-piloto tropicais na Madeira.
A história de vida de cada indivíduo identificado, pode ser reconstruída a partir de modelos de marca e recaptura, para testar os efeitos de stressores nas taxas de recrutamento e de sobrevivência. A partir da análise dos movimentos individuais, a exposição espacial, de cada indivíduo identificado, a variáveis (tráfego marítimo, WW, ruído ambiente e lixo-marinho) pode ser agrupada por indivíduos observados dentro, ou fora de áreas de areas de elevado stress. O número anual de embarcações WW e a densidade de lixo-marinho podem ser testadas como variáveis dependentes de tempo nos parâmetros demográficos. Variáveis individuais obtidas através de amostras de biopsias, podem apenas ser testadas nos individuos amostrados. Assim sendo, o seu efeito pode ser apenas testado nas taxas reprodutivas do passado e não para taxas de recrutamento ou sobrevivência.
O efeito de cada estressor será testado, primeiro, individualmente, e depois em conjunto como efeitos cumulativos. Cada modelo será hierarquizado para compreender quais estressores são mais importantes para as taxas de reprodução, recrutamento e sobrevivência.